terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Viola


Manhã de sexta eu passo em frente ao prédio de tinta fresca...

A rua acorda amarela

Um homem passa e espirra no meu rosto de velha

Maria foi ao cemitério...

Luís foi ao mercado comprar frutos amargos

O açougueiro satisfeito e faca nos dentes

lhe ofereceu carne-verde

Já tenho a minha carne – preta

Luís disse com a boca esmagada em flores de medo

Tem febre o homem que passou por mim...

Mas eu ando lenta e fria na rua com sinal fechado

Há cachorros na calçada...

 

Ana Barros

Natal, 18 de dezembro de 2020.




Imagem: domínio do Google  

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Tempo verde

                                            

Poucos são os que conhecem em si, e no outro – a distinção. Desde criança dizem para o que viemos e que intuição é coisa de animal. E de fato é. Esquecem que somos – natureza verde. Inventam mil facetas com o propósito de impor um mundo satisfeito e em paz. Porém surge daí o conflito entre quem manda e quem não obedece por intuir desde cedo que a mentira vem logo após o gozo. Estes são os diferentes, os rejeitados por afirmar desejos do corpo que deseja, do corpo que não congela de medo. A presença sem rosto das redes sociais é hoje a máquina dos moralistas de sempre. Dos senhores de trânsito livre entre família, estado, religião e capital. Mas, já que a vida real dos insurgentes jamais foi vista na TV, tampouco é hoje compartilhada em redes sociais, será que não há outro poder nas bordas desse mundo construído no medo e aceitação?

Difícil entender um progresso em que tudo se sabe da razão e suas complexidades e nada dos sentidos de mulheres e homens. Tudo acessível. Tudo ao alcance da mão. A um clique temos a posse do mundo. A outro clique tudo pode virar pó e zerar a nossa condição de humanos. Porém esse novo mundo é estranho à memória de um saber ativo, silencioso e presente em sentidos que não se esgarçam: temos experiências que afirmam a força que aniquila o eu imposto. O cinema é rico de enredos nessa direção: Estamira é uma vontade que não se deixa capturar. A esquizoanálise de Deleuze e Guatarri também quer o singular.  Aqui falo de uma potência menos complexa que Estamira e que até hoje conhece quase nada da particularidade do processo criativo dos dois filósofos: a geração, particularmente nordestina, de 1960. Esta é possivelmente a última de um ciclo agrário ultrapassado por novas tecnologias, êxodo rural e tendências urbanas. Não obstante, é de gerações pretensamente mortas que ressurgem valores perenes na necessidade compulsiva de devir.

Lembro de como meus pais, que eram iguais a tantos pais da década, acompanhavam os cinco filhos. Aliás, eles não “acompanhavam”. Apenas cobravam de nós, medrosos e obedientes, respeito incontestável e obrigações no trabalho do campo. Fingiam desatenção em relação às nossas traquinagens, no entanto, sentíamos a presença deles mesmo em sonhos: é impossível silenciar a voz de pai e mãe. Mesmo depois de mortos eles ressurgem ora com sentenças terríveis, ora com a amargura de sofredor a carregar o fardo do mundo. E nós, filhos dessa época binária e monogâmica, sabíamos por intuição o peso carregado por duas pessoas unidas à força de arranjos estranhos à vida. Daí a origem dos desarranjos inevitáveis...

Atualmente há síndromes de tudo para justificar, e curar, outros desarranjos, estes, reações que brotam do medo de quem vive na cidade grande. No caso particular dessa última geração verde, o medo impulsionou rupturas, corrida ao desconhecido sutilmente escondido por pais raivosos (aqui lembro a análise do filósofo Cláudio Ulpiano de Carta ao Pai, que diz ser impossível Kafka amar Hermann devido este ser um ser apaixonado), ignorantes, utilitários da mão de obra disponível dentro de casa ou pela rejeição a homens modernos que, supostamente, roubariam suas terras e mulheres. A proteção excessiva do pai sobre as meninas e as adolescentes, vale ressaltar que moça acima de dezessete anos era considerada um estorvo por não arranjar marido e, consequentemente, ser uma boca a mais, representava não só a moral pragmática do homem pai de família, bem como ciúme do verdor das fêmeas.  Porém, rompendo o cerco, muitas fugiram para longe. Desertaram para o temido mundo das possibilidades. Não podemos deixar de pensar em Macabéa, cujo mergulho no caos não lhe deu perspectivas longe da terra abandonada.

Crescíamos sem pressa... Cegos para além da roça de milho. Jamais um anseio com o futuro. Importava a barriga cheia, viver sob a segurança de nossos pais e a ausência de almas. Sim, o terror era de almas – seriam os fantasmas de Baudelaire?* – aparecerem na escuridão do mundo apagado com a chama da lamparina. Nunca um sermão pelas pequenas falhas como notas baixas na escola, repetição de ano. Estas faziam parte do ritual do trabalho na lavoura que, chegado o inverno, as aulas eram deixadas de lado, e, se havia revolta de algum atrevido, morria no ódio reprimido. Lúcidos de uma educação autoritária e da herança de algo que não seca como as palhas do milho, assim chegaram alguns na cidade grande.

Havia o eterno no casamento indissolúvel, na casa de tijolos sólida, na mobília que atravessava gerações, nos utensílios de ferro, nos homens que pensavam enganar a morte com trabalho e dinheiro. Nas mulheres que rezavam com a fé inabalável das santas... Mas foram apenas costumes substituídos por outros que surgiram com os atores do momento. No entanto, havia, e há, o eterno para além da correnteza que engoliu a certeza: o eterno na derrota finita do olhar moribundo do meu avô em torno dos bens cuidadosamente acumulados e, logo após sua morte, divididos com a pressa adormecida até então nas colheitas silenciosas, o eterno do crepúsculo triste na volta para casa de meu pai cansado, o eterno nas orações e histórias contadas por nossa mãe antes de dormir, o eterno na angústia do suicídio de minha avó paterna...

Filhos e netos de sessentões, digitais num presente que escorre da tela, alheios a terra e bichos, mergulham agora no fluxo do tempo. Mas, e os pés de milho viçosos, o que foi feito da colheita e suas sementes? Desapareceram na ferrugem de silos velhos? Viraram pó nas garras de jovens gorgulhos? Ou escorreram na correnteza de mulheres e homens sem tempo?

 Ana Barros

Natal, 27/04/2001 (concluído em 24 de dezembro de 2020).

* “O passado, conservado o sabor do fantasma, recuperará a luz e o movimento da  vida, e se tornará presente.” Sobre a Modernidade – Baudelaire

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Dois jasmins

O pé de jasmim à beira do caminho aonde vou

quando a vontade quer

insiste exibir flores brancas.

Incomoda o meu olhar nublado

a infância retardada das pétalas com raios de sol.

Apesar da terra vazada pelo focinho dos porcos

lá estão elas competindo com a luz quem branca mais.

Lembro sem saudades que um dia fui jasmim...

Mas o fogo que acende as flores do caminho

é o mesmo que cegou os olhos do meu arbusto.

Acompanhei o desaparecimento do verdor

sem jamais sentir o roçar de um inseto qualquer –

meu jasmim morreu na vigília do Farol.

Tivesse a demência daquele à beira do caminho florava:

florava, florava, florava... Porém

tenho memória... e olhar nublado.

 Ana Barros

Natal, 21 de outubro de 2020.

domingo, 20 de setembro de 2020

Estela

Descobri cedo 

que não tinha o gozo de meu pai

nem a fúria do cigarro no dedo 

amarelo de minha mãe:

tenho preguiça... 

e dentes podres

Deixada em panos frios passei

noite e dia a tramar a hora

de roubar o que meus pais jogaram

Certa vez em que ardia o desejo

um vento seco arrancou-me do chão

e me fez espiral de pó

 

Ana Barros

Natal, 07 de setembro de 2020


quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O Ponto

Em cima. Embaixo...

Embaixo... Em cima.

Zigue-zague (ponto)

A paixão sobe e

desce ao chão

O ponto marcou em tempo morto

e apaga em linhas marginais

Outra vez o zigue-zague em

ângulos vadios e quebrados:

Embaixo... Em cima.

Em cima. Embaixo...

Cansada e triste no vagão veloz eu vejo passar

a linha reta que grita: “assenta na correnteza!”

Ali marquei o ponto


Ana Barros

Natal, 28/05/2020.

(Isolada da Covid-19)

  

Foto: domínio do Google

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Rizoma

O vento soprou música
na esfera enferrujada

de minha memória:

abandono a fadiga nas mãos

duras de Agora

Raízes me seguiram

desenterrada e sem alma

 

Ana Barros

Natal, 15 de junho de 2020.

 


quinta-feira, 9 de julho de 2020


Eu

Se antes não havia
Nem depois haverá
Aqui (ponto)
Apagar

Ana Barros
Natal, 21/05/2007.